Top

Conheça ferramentas para otimizar o seu tempo

Ferramentas Digitais

Ferramentas Digitais


Oi gente linda!
O texto de hoje contém respostas preciosas de perguntas que recebo frequentemente. Observe e veja se você se identifica:
– Jessi, quero conhecer ferramentas que otimize o meu tempo.
– Jessi, não sei organizar a minha vida digital. Não tenho tempo para agir e me perco neste mundo de informações, não sei por onde procurar.
– Jessi, sou empreendedora, tenho conta no Facebook, porém não tenho tempo de manter atualizada. E às vezes me sinto mal com isso, por falta de tempo.
Eu entendo perfeitamente o quanto é difícil manter-se ativa no mundo digital. Por isso, hoje vou te dar dicas rápidas que funcionam comigo e que podem ser benéficas para você. Lembre-se que foco é preciso e que trabalho duro faz parte do processo de qualidade final. Escolher o tempo para executar cada atividade parece complicado, mas não tem jeito, você vai ter que priorizar alguma atividade na sua vida e deixar de lado outras. Enfim, não tem fórmula mágica, é preciso dedicação.
E vamos as dicas:
Separei as ferramentas gratuitas que utilizo e que recomendo para você. A seleção é de ferramentas bem simples e fáceis de usar, e se você utilizar com dedicação tenho certeza que você vai otimizar o seu tempo e muuuuito. São elas:

  • Pomodoro: é um reloginho amigo que divide o seu tempo de foco a cada tarefa. Funciona assim: 25 minutos focada em uma atividade e 5 minutos de descanso. São ciclos de foco que se intercalam e deixam a sua vida de trabalho bem mais relaxante sem perder o foco. Saiba mais aqui.
  • Runrun.it: é um gerenciador de atividades que gosto bastante, e provavelmente é um dos mais antigos que uso até hoje, dentre vários que já testei. Aqui, podemos adicionar tarefas, “dar o play” nas atividades que estamos fazendo, entender a previsão de tempo para concluir as atividades e criar uma hierarquia destas tarefas definindo as prioridades. É possível gerar relatórios bem interessantes e você pode gerir não só as suas atividades, mas a da sua equipe também. Eu uso bastante no escritório para atividades profissionais, iniciei gerindo minhas atividades e depois incentivei meu amigos de equipe da TI(tecnologia da Informação) a usar também, e em três anos, muita coisa no departamento foi aprimorada com base na analise que eu fazia de cada colaborador. É preciso ter foco e não deixar a preguiça tomar conta na hora de incluir uma tarefa no Runrun.it. É preciso registrar mesmo.
  • Google Calendário: o nome já diz tudo, é um calendário na versão digital. Uma das vantagens aqui é que você pode criar alertas de cada evento ou atividade que você registrar. Ajuda bastante a ter um panorama geral do seu mês inteiro e do ano.
  • Extensão Momentum: é uma extensão para o navegador google chrome e é bem interessante. A tela inicial do programa me pergunta qual é a atividade foco do dia, e eu escrevo. E quando eu abro novas abas ou páginas web no chrome ele me mostra qual é o meu foco. Bom para lembrar  e se esquivar de alguma pesquisa que não esteja dentro do meu escopo daquele momento. Além disso, todos os dias ele me mostra uma frase de inspiração.

  • Dica Bônus:

    Se você tem uma Fanpage(página do facebook) do seu negócio, reserve uma hora do seu dia para programar as postagens da semana.  Pode ser links de notícias pertinentes ou material que você preparou. É bem importante que você aprenda a manusear e criar o hábito de usar o post programado (esse recurso grátis do próprio facebook) antes de ir para qualquer plataforma paga que agenda postagens.

Gostou das dicas? Todas elas são mais aplicadas para otimizar o seu tempo enquanto você está trabalhando com o computador a todo vapor. Planejando cada atividade você vai se dar bem e focar no certo, ou seja, vai otimizar e produzir muito mais.  Se você tem alguma dúvida de como instalar ou usar cada ferramenta citada, deixe aqui o seu comentário para que eu possa te ajudar.
Beijos, Brasil
Jessica Ferraz , Especialista em Mídias Digitais 

Comentários

  • Joanna Cassiano
    14 de agosto de 2017

    Muito boas as dicas Jessi. Grata!

    Responder
  • Simone De Lima Primo
    14 de agosto de 2017

    Jessi, excelentes dicas, vou lá por em prática!,Bjs

    Responder
  • Marta Sarmento
    14 de agosto de 2017

    Muito legal, valeu Jessi! Ótimas dicas!

    Responder
  • LUCIENI CAVALCANTI QUEIROZ REGO
    14 de agosto de 2017

    Eu não conhecia!! Valeu a abordagem, Jéssica! Bjs

    Responder
  • Sheila Pereira
    14 de agosto de 2017

    Amei a ideia e confesso que desses todos ai, o que eu agora estou usando e deixando minha agenda de papel de lado é o Google Calendário, inclusive porque ele deixa livre datas que se repetem anualmente, como aniversários e você tem a opção de não está deixando permanente, aquela da consulta marcada, além de ter o acessório de despertador para te lembrar do compromisso! Beijos Jéssica!

    Responder
    • Camilla Piastrelli
      15 de agosto de 2017

      Estou me adaptando com ele também, Sheila 🙂

      Responder
  • Patricia
    15 de agosto de 2017

    Nossa Jessi! Amei todas as dicas, vou passar a usar hoje mesmo. Obrigado!!! Bjs

    Responder
  • Samira Villano
    15 de agosto de 2017

    Tenho dificuldade na organização da minha vida digital.
    Utilizo o Google calendário e me adaptei bem devido a praticidade das funções desta ferramenta.
    Adorei as dicas Jessi!
    Vou testar já as outras ferramentas.
    Obrigada por compartilhar!

    Responder
  • VIVIANE
    15 de agosto de 2017

    muito obrigada querida, vou testar tudinho. 😉 bjsssssss

    Responder
  • Roberta Alves Santos
    15 de agosto de 2017

    Pretendo utilizar a técnica Pomodoro e o Google Calendário com mais habitualidade para organizar melhor as minhas tarefas.
    Gostei do texto porque é uma forma de utilizar melhor o nosso tempo.
    Beijos.

    Responder
  • Samanta Lopes
    15 de agosto de 2017

    Jessi Ferraz dicas valiosas, instalei o Momentum e depois conto como foi!!! Os demais conheço e são realmente muito úteis. #gratidão

    Responder
  • andreagasque
    15 de agosto de 2017

    Muito legal, eu uso o momentum também. E estou usando mais o google calendar.

    Responder
  • Rita de Cássia
    15 de agosto de 2017

    Muito boas dicas! Aprendemos muito com vc!

    Responder
  • Pri Brazuna
    16 de agosto de 2017

    Algumas dicas eu já conheci mas não usava. Agora vou por em prática! Runrun.it acredito que requer prática e um pouco de dedicação, mas depois que pegar o jeito, acho que vai ajudar bastante!

    Responder
  • Grazi CAVENAGHI
    17 de agosto de 2017

    Ótimas dicas Jessi!
    Gratidão

    Responder
  • Suzilaine
    18 de agosto de 2017

    Maravilhosa as dicas…muito obrigada Jessica…

    Responder
  • Taís Rodrigues Pagnussat
    4 de dezembro de 2017

    Jessi,
    Excelentes essas indicações. Já utilizo o Pomodoro e adoro! Agora vou testar as demais sugestões.
    Abraço.

    Responder
  • Dayana Costa
    8 de janeiro de 2018

    Adorei as dicas!

    Responder
  • Kátia de Fátima Monteiro
    8 de janeiro de 2018

    Amei as dicas todas…instalando o Momentum 🙂
    Gratidão!!!

    Responder

Publicar um comentário