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Afinal, qual é o segredo do engajamento?

Oi, gente linda!
Hoje, falaremos de engajamento. Você já percebeu que existe aquele like (curtir) da vaidade e o like (curtir) que é valioso? Tem gente que corre atrás para ter muuuuitos likes, comentários e compartilhamentos. Mas afinal, você sabe por que corre atrás desse objetivo? Será mesmo que você precisa desta métrica da vaidade?
Estou chamando de métrica da vaidade a enxurrada de pensamentos que dizem que página de facebook boaaaaaaa é aquela que tem centenas e “zillhões” de likes, comentários e compartilhamentos. A minha resposta? Depende! Segundo a minha experiência vejo que sim, existe uma lógica para avaliar essas métricas. Mas, quero chamar a atenção para alguns pontos que recebo frequentemente. Checa e veja se tem relação com você:
Jessi, quero produzir algo que as pessoas se interessem verdadeiramente. Algo que cative! Que traga likes.
Jessi, minha maior dificuldade é o de produzir algo relevante para o meu público que é muito específico para área industrial. Não sei como gerar engajamento, likes e comentários.
Jessi, minha dificuldade é como me posicionar na rede social. Parece que ninguém me vê e percebo que tenho poucos likes em minha fanpage.
Pois é pessoal, sei bem como é essa cobrança para termos os melhores engajamentos do mundo com zilhões de curtidas. Mas, convenhamos, essa preocupação precisa de um pequeno ajuste. Você consegue obter likes de muitas formas, desde investindo muuuuito através de anúncios ou mesmo organicamente sem pagar nada, apenas produzindo com o que você tem aqui e agora. E esse último é o caso das três perguntas acima e que vem de pessoas que não querem ou não podem investir em anúncios neste momento.
Outro detalhe: todos os influenciadores interessantes do momento e que eu conheço, trabalharam duro para chegar no nível alto de engajamento, sem falar que atualmente já deram um passo a mais com “empurrões” de anúncios, parceiros e etc. Por isso, desconfie de toda obra milagrosa para obter muito “engajamento”.
Um erro frequente que você pode ter pensando é o de misturar os nichos para ter uma base de likes a analisar. Quem disse que 20 likes é bom ou ruim? Se você tem um negócio da área industrial e comparar com uma página de humor vai perceber que você está longe do “qualificado”. Atente-se a construir a sua própria base de referência, é a sua história não é do vizinho. Se quiser comparar com uma base simples de referencia prefira checar páginas de facebook parecidas com o seu negócio e com o seu público-alvo, até mesmo da mesma região ou cidade que a sua. Procure dados realistas com a sua realidade. Procure informações se eles utilizam também o modo orgânico de publicação ou não, e segue em frente.
Com essa avaliação você vai coletar insights e anotar tudo que for relevante para você. Tente responder a seguinte pergunta como norte: Qual é a linguagem que o meu cliente gosta? Somente após responder comece a produzir conteúdo com base nessa resposta. Você vai começar a sentir o seu público.
Saiba que autenticidade + disciplina serão grandes pilares para você melhor se posicionar e ganhar novos likes, comentários e compartilhamentos. Se você unir a verdade do seu tom de voz, tenha certeza que a longo prazo você será notado pelos seus clientes e futuros clientes.
Esta relevância de conteúdo vem com base de muito teste e erros ao longo da jornada. Siga em frente com seus objetivos e não queira simplesmente ganhar um zilhão de likes de pessoas que nem moram no Brasil e que não são seus clientes e que muitas vezes nem compram ou comprarão o seu produto. Eu sei que o que você quer é ser bem sucedido e falar de modo ideal com o seu público. Cative o outro com a sua melhor versão e conquistará seu público.
Faça a sua produção valiosa e lembre-se sempre de distribuir o seu conteúdo em grupos que merecem o seu valioso conteúdo. Partilhar é essencial para você entender o tom de voz que você precisa adquirir na rede social. Assim, você ganha mais chances de alguém te ajudar com aquela luz que te faz sinalizar que estás no caminho certo. Não tem fórmula mágica. Apenas siga em frente sem desistir! Ah, e as centenas de curtidas? Ah, eu te desejo muitas mesmo, que sejam para quem precisa te ouvir para solucionar seus problemas e até mesmo para se inspirar em você para ser cada vez melhor.
Esta área que você está estudando das redes sociais contempla a sua gavetinha chamada planejamento estratégico com enfase no facebook. Espero que tenho gostado e se ainda não entendeu, deixe o seu comentário para que eu possa te ajudar.

Bônus:

Você já percebeu que a Escola de Você te ajuda bastante e capacita você com habilidades para esta jornada, certo? Então, lembre-se de acessar a aula de hoje. É só 5 minutinhos. Na Escola de Você é possível aprender sobre você e como adquirir a sua melhor versão. Tenho certeza que ele pode ser um dos muitos caminhos para você trilhar.
Beijos, Brasil
Jessi

Comentários

  • Grazi CAVENAGHI
    25 de agosto de 2017

    Jessi Gratidão por compartilhar ??

    Responder
  • Roberta Alves Santos
    25 de agosto de 2017

    Para guardar:
    “Faça a sua produção valiosa e lembre-se sempre de distribuir o seu conteúdo em grupos que merecem o seu valioso conteúdo.”
    Que pensamento inspirador!
    Obrigada pelo texto.

    Responder
  • Bruna Peron
    25 de agosto de 2017

    Boa tarde!
    Embaixadora Jessi, adorei as dicas.
    Você reforçou como é importante analisarmos a nossa estratégia de marketing.
    O empreendedorismo nos coloca em situações desafiadores em diversos aspectos, temos organizações com milhares de funcionários assim como temos nós empreendedores, único responsável por toda administração, marketing, vendas, custos, contabilidade, impostos, planejamento, etc.
    A EDV nos ensina a trabalhar com cooperação, buscando apoio em parceiros de negócios.
    Atenciosamente,
    Bruna Peron
    Embaixada EDV-FLO

    Responder
  • CARLA REGINA PIRES CONTI
    25 de agosto de 2017

    Amei!!!! Brigadoooooo!!!!

    Responder
  • Sheila Pereira
    25 de agosto de 2017

    Super Cyber Jess, e suas super dicas! Obrigada Jéssica por dividir o seu conhecimento conosco!

    Responder
  • Marta Sarmento
    27 de agosto de 2017

    Jessi, amei as dicas!
    Isso que você diz “Atente-se a construir a sua própria base de referência, é a sua história não é do vizinho.” tem tudo a ver com o que acredito e me inspira a seguir produzindo conteúdo de valor. Agora a dica de ouro, para mim, hoje é a de “distribuir o conteúdo em grupos que merecem…” vou aproveitá-la! Obrigada! <3 <3 <3

    Responder
  • LUCIENI CAVALCANTI QUEIROZ REGO
    27 de agosto de 2017

    Muito bom!!

    Responder
  • Taís Rodrigues Pagnussat
    12 de setembro de 2017

    Super conectado com a EDV.
    Dicas pra vida pessoal e para os negócios.

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